Sol e Vento - Turismo

Foz do Iguaçu e Itaipú

Foz do Iguaçu e Itaipú

 

 

 

Na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Paraquai você pode conhecer ao mesmo tempo em Foz do Iguaçu o exemplo de um fenômeno natural e outro para a destruição da natureza. As cataratas são símbolos do poder enorme da natureza, e a usina Itaipú fica localizada perto de um exemplo do poder destrutivo do gigantismo humano. As quedas estão situadas 659 km a oeste da cidade de Curitiba, 1000 km de São Paulo e 1500 km de Rio de Janeiro, em direção oeste. A viagem de ônibus de São Paulo até Foz do Iguaçu tem duração de 20 horas, os viajantes podem usar o avião. Em meio a exuberante e tropical floresta encontra-se Parque Nacional que é formado pelos rios Paraná, Iguaçu e Paranapanema.

 

As cataratas do Iguaçu possuem 20 grandes e mais de 200 quedas de menores que  mergulham nas águas até 75 metros de profundidade. A terra treme quando ao descer a massa de áqua (1.750m3   / sec.).  A maior parte é de cerca 100 m de largura = A Garanta do Diabo. Os indios chamam essa área aqui "O inferno molhado". Até 11/1997 era possivel ver as cataratas do lado brasileiro com um helicóptero (1992 um valor de 40 dólares EUA por cerca de 12 minutos). Esse passeio valia a pena. Hoje, por razões ambientais, os vôos foram proibido.  

 

No dia seguinte você verá as cataratas do lado argentino em uma pequena viagem de ônibus. Não é necessário ter medo de água em alguns lugares. Com um pouco de atenção e o desejo de aprender algo, você poderá observar aves notáveis e plantas de uma beleza indescritível e - especialmente uma espêcie de animal, os locais chamam ele "Quati". Estes animais também sobem nas pernas dos turístas, em busca de alimentos. Devido uma inundação uma grande parte da área foi destruida, em outras áreas foram construidas pontes o que exaltou ainda mais a beleza das cachoeiras de Foz do Iguaçu junto aos viajantes.

 

A usina de Itaipú é um dos superlativos desta região, pois e a maior usina hidrelétrica do mundp e um projeto do século entre dois países: Brasil e Paraguai. Esse projeto de duas nações é chamamado de "Itaipú - Binacional." Você pode pedir uma autorização para visitar o interior desta obra gigantesca. Itaipú serviu  como fonte de união entre Brasil e Paraguai, melhorando as relações entre os dois países, contribuindo para o avanço das relações entre ambos.